Determinação Glicémia

O intervalo normal de glicémia em jejum é de 60 a 110 mg/dl.

O teste deve ser realizado preferencialmente em jejum, pois os valores obtidos neste caso são mais úteis para uma eventual despistagem e controlo.

Esta determinação é fundamental para o controlo da diabetes e para identificar precocemente indivíduos com diabetes; pode ser feita de maneira simples e rápida apenas com uma punção capilar nesta Parafarmácia.

A determinação e monitorização da glicémia (concentração de glicose no sangue) capilar, integrada num processo de educação terapêutica, constitui o pilar fundamental sobre o qual assenta a capacidade de actuação das pessoas com diabetes, podendo, assim, participar de um modo activo na gestão da doença.

No doente diabético, a determinação da glicemia tem como objectivo terapêutico a obtenção de valores próximos da normalidade.

Para além da realização do teste poderá contar com os profissionais da nossa equipa para identificação das necessidades do diabético e na prestação de aconselhamentos diversos tendo em vista a sua adesão aos métodos de auto-vigilância prescritos de uma forma correcta e responsável.

Ver também:
Diabetes (Conselho)