Determinação Colesterol

O colesterol é uma gordura essencial existente no nosso organismo e pode ter duas origens: produzido de forma endógena, ou obtido através da alimentação pelo consumo de alimentos de origem animal, tais como a carne, os ovos, e os produtos lácteos.

O nosso organismo necessita de apenas uma pequena quantidade de colesterol para satisfazer as suas necessidades pelo que, quando em excesso, deposita-se nas paredes das artérias, formando placas que diminuem o calibre dos vasos, tornando mais difícil o afluxo de sangue aos órgãos.

O colesterol circula no sangue sob duas formas:

  • Lipoproteínas de baixa densidade (LDL): conhecidas como o “mau” colesterol uma vez que se deposita na parede das artérias, logo quanto maior for a sua concentração maior é o risco de doença cardiovascular.
  • Lipoproteínas de alta densidade (HDL): conhecidas como “bom” colesterol, pelo que quanto maior a sua concentração menor o risco de doença cardiovascular.

O colesterol total pode ser medido nesta Parafarmácia de uma forma simples e rápida através de uma punção capilar, sendo os valores de referência inferiores a 190mg/dL. O teste pode ser efectuado a qualquer hora do dia sem necessidade de jejum.

Ver também:
Colesterol (Conselho)