Check-up Saúde

Determinação de Parâmetros Bioquímicos

O colesterol é uma gordura essencial existente no nosso organismo e pode ter duas origens: produzido de forma endógena, ou obtido através da alimentação pelo consumo de alimentos de origem animal, tais como a carne, os ovos, e os produtos lácteos.

O nosso organismo necessita de apenas uma pequena quantidade de colesterol para satisfazer as suas necessidades pelo que, quando em excesso, deposita-se nas paredes das artérias, formando placas que diminuem o calibre dos vasos, tornando mais difícil o afluxo de sangue aos órgãos.

O colesterol circula no sangue sob duas formas:

  • Lipoproteínas de baixa densidade (LDL): conhecidas como o “mau” colesterol uma vez que se deposita na parede das artérias, logo quanto maior for a sua concentração maior é o risco de doença cardiovascular.
  • Lipoproteínas de alta densidade (HDL): conhecidas como “bom” colesterol, pelo que quanto maior a sua concentração menor o risco de doença cardiovascular.


O colesterol total pode ser medido nesta Parafarmácia de uma forma simples e rápida através de uma punção capilar, sendo os valores de referência inferiores a 190mg/dL. O teste pode ser efectuado a qualquer hora do dia sem necessidade de jejum.

Ver também:
Colesterol (Conselho)
O intervalo normal de glicémia em jejum é de 60 a 110 mg/dl.

O teste deve ser realizado preferencialmente em jejum, pois os valores obtidos neste caso são mais úteis para uma eventual despistagem e controlo.

Esta determinação é fundamental para o controlo da diabetes e para identificar precocemente indivíduos com diabetes; pode ser feita de maneira simples e rápida apenas com uma punção capilar nesta Parafarmácia.

A determinação e monitorização da glicémia (concentração de glicose no sangue) capilar, integrada num processo de educação terapêutica, constitui o pilar fundamental sobre o qual assenta a capacidade de actuação das pessoas com diabetes, podendo, assim, participar de um modo activo na gestão da doença.

No doente diabético, a determinação da glicemia tem como objectivo terapêutico a obtenção de valores próximos da normalidade.

Para além da realização do teste poderá contar com os profissionais da nossa equipa para identificação das necessidades do diabético e na prestação de aconselhamentos diversos tendo em vista a sua adesão aos métodos de auto-vigilância prescritos de uma forma correcta e responsável.

Ver também:
Diabetes (Conselho)
Os triglicéridos são a principal gordura originada pela nossa alimentação, podendo, no entanto, ser sintetizados pelo nosso organismo.

Em excesso no sangue podem formar placas de gordura nas paredes internas das artérias, diminuindo o calibre destas, e por isso, estão associados ao aumento do risco de aterosclerose.

A medição regular dos triglicéridos tem relevância, porque estes são um dos factores de risco cardiovascular e raramente apresentam sintomas ou sinais de alerta.

A medição deste parâmetro bioquímico pode ser efectuada aqui na Parafarmácia através de um teste rápido e eficaz, sendo necessário o utente estar em jejum há 12h e não deverá ser superior a 150 mg/dl, de acordo com os valores de referência.

Determinação de Peso, Altura, IMC e Perímetro Abdominal

O índice de massa corporal (IMC) é um valor que traduz a relação entre o peso e a altura.
O cálculo é relativamente simples: obtém-se dividindo o peso pela altura ao quadrado (kg/cm2).
calculo-imc
É uma medida internacional do grau de obesidade e através do seu cálculo é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para a sua estatura.

Para avaliar o seu grau de obesidade consulte a tabela:

imc-tabela
O estado nutricional de um indivíduo reflecte em termos gerais o grau de adequação da sua ingestão alimentar. Quando a alimentação é desadequada relativamente às necessidades está-se perante uma situação de desequilíbrio nutricional.

Estes desequilíbrios, sejam por defeito ou por excesso, constituem factores de risco importantes para inúmeras doenças.

A obesidade constitui uma doença por si só, mas também um factor de risco independente e importante para inúmeras situações como a hipertensão

arterial, a diabetes tipo II, doenças cardíacas, entre outras.

Basicamente, o nosso peso está dependente do equilíbrio entre energia ingerida e dispendida. Se este equilíbrio é prejudicado, isto é, quando ingerimos mais energia do que a que gastamos, surgem alterações do peso corporal.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os principais responsáveis pelo rápido alastrar de situações de excesso de peso são os estilos de vida sedentários e uma alimentação demasiado rica em energia e gordura.

Experimente! Faça aqui o seu cálculo IMC:

Insira o seu Peso (kg):

Insira a sua Altura (cm - p. ex.: 172):


O seu IMC é:

Classificação:


Esperamos por si na Pharma Lisboa para conhecer o seu IMC, e aproveitar o apoio dos nossos Farmacêuticos para adoptar um estilo de vida mais saudável.

Ver também:
Nutrição (Consulta)
Ver também:
Nutrição (Conselho)

Medição da Tensão Arterial

A prevalência elevada da hipertensão e das suas complicações exige cuidados concertados de todos os profissionais de saúde para o controlo da pressão arterial dos hipertensos.

À pressão exercida sobre as paredes das artérias resultante do bombeamento de sangue feito pelo coração chama-se Tensão Arterial.

Os valores de pressão arterial são influenciados por diversos factores: stress, alimentação, medicação, patologias, exercício, ritmo biológico diário normal e podem por isso sofrer oscilações ao longo do dia.

Quando estes valores se encontram sistematicamente elevados, podemos estar perante uma situação de Hipertensão Arterial.

Geralmente, no início, a hipertensão não apresenta sintomas, pelo que só a medição regular da tensão arterial permite verificar se está alta.

A sua determinação torna-se essencial para o autocontrole da hipertensão e para identificar indivíduos suspeitos, de modo a prevenir as complicações da doença.

Ver também:
Tensão Arterial (Conselho)