Tensão Arterial

A tensão arterial é a pressão que o sangue exerce na parede dos vasos sanguíneos, gerada pelo bombear do sangue pelo coração.

É definida por um valor de pressão máximo e um valor de pressão mínimo e deverá ser medida com regularidade.

Ao longo do dia os valores da pressão arterial sofrem várias influências tais como: o stress, a alimentação, a medicação, patologias ou o exercício físico.

No entanto, quando os valores persistem em estar elevados, pode ser indicativo de hipertensão arterial, que pode e deve ser controlada através de terapêutica medicamentosa.

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, que muitas vezes só é detectada após a existência de outras complicações associadas.

tensão arterial

A medição regular e frequente da tensão arterial permite avaliar a resposta à terapêutica e consequentemente o seu ajuste bem como a motivação para o aumento da adesão à mesma.

MÁXIMA MÍNIMA
<120 <80 Normal
120-139 80-89 Pré-hipertensão
140-159 90-99 Hipertensão arterial grau I
>=160 >=100 Hipertensão arterial grau II

Para um adulto saudável, a pressão arterial não deve ser superior a 140 mmHg (pressão sistólica) ou superior a 90 mmHg (pressão diastólica).

O valor ideal, independentemente da idade e do sexo, deve ser inferior a 120mmHg (pressão sistólica) e 80 mmHg (pressão diastólica).

Cuidados a ter quando mede a sua tensão arterial:
Tome nota agora de alguns cuidados imprescindíveis para que a sua pressão arterial esteja de acordo com os parâmetros normais:

Previna o aparecimento de hipertensão arterial: opte por um estilo de vida saudável e meça regularmente a sua tensão arterial!

Recomendamos que consulte o seu médico assistente, se verificar valores elevados, especialmente se estes persistirem.

Na Pharma Lisboa pode controlar a sua pressão arterial e contar com a nossa equipa para responder às suas dúvidas e motivá-lo no cuidado da sua saúde.

Aqui pode encontrar produtos que o vão ajudar a controlar a sua tensão arterial:

  • Suplementos para controlo da tensão arterial;
  • Suplementos para redução do colesterol;
  • Suplementos para evitar a retenção de líquidos.
  • Tensiómetros de braço e pulso
  • Medicamentos anti-tabágicos

Visite-nos!

Pode fazer o download de um folheto desta página em formato PDF.

A informação disponibilizada nesta página é de carácter geral, em caso de dúvidas ou persistência de sintomas consulte o médico assistente ou a nossa equipa de farmacêuticos.